Localizada a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, Nova Petrópolis se consolida como um dos destinos turísticos mais charmosos da Serra Gaúcha. Conhecida como o “Jardim da Serra Gaúcha”, a cidade combina tradição, beleza natural e experiências autênticas para quem a visita. Não à toa abriga o Festival Internacional do Folclore: Nova Petrópolis preserva sua herança cultural em cada detalhe, seja em sua arquitetura com forte colonização alemã ou em seus eventos típicos.
Recentemente reconhecida como o município mais acolhedor do Rio Grande do Sul, conserva seu modo de vida hospitaleiro e forte vínculo comunitário – independente da temporada turística. “O visitante se sente parte da cidade, com experiências autênticas, atendimento direto com os proprietários e um ambiente que valoriza as tradições e a simplicidade. Esse acolhimento genuíno é o diferencial que torna a cidade inesquecível”, avalia o Secretário de Turismo e Cultura de Nova Petrópolis, Rodrigo Barbieri Sangali.
As atrações nova-petropolitanas contribuem para que a cidade seja a escolha como destino turístico de pelo menos 950 mil turistas ao longo do ano. E elas não faltam no Jardim da Serra Gaúcha. Um dos pontos mais emblemáticos é o Parque Aldeia do Imigrante, que reproduz uma vila germânica do século XIX, com construções originais, apresentações culturais e gastronomia típica. No centro da cidade, o Labirinto Verde e a Praça das Flores atraem visitantes de todas as idades, oferecendo espaços para descanso, diversão e, claro, belas fotos em meio a jardins cuidadosamente cultivados.
Para os que apreciam um turismo mais ligado à natureza, o Ninho das Águias é parada obrigatória. Localizado a mais de 500 metros de altitude, o mirante oferece uma vista deslumbrante da região e é ponto de encontro para praticantes de voo livre. Já o parque temático Pedras do Silêncio oferece um passeio tranquilo entre esculturas em arenito que narram a história da imigração alemã, em meio à mata nativa. Outro ponto é o Pinheiro Multissecular, uma árvore com mais de 700 anos, símbolo de resistência e conexão com a história.
Calendário de eventos acolhe com opções variadas
Além das paisagens e da história, Nova Petrópolis cultiva um calendário de eventos voltado para os mais variados tipos de turistas. O ano inicia com uma programação temática para encantar famílias com a Magia da Páscoa. Conhecida também por ser referência em malharias, a cidade já abriga há duas edições a Tricofest, uma feira voltada à valorização da cultura têxtil da região. Também o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis compõe o calendário de eventos, como uma das maiores atrações culturais do Brasil.
À mesa, a cidade esbanja fartura: Nova Petrópolis tem dois principais festivais, o Sabores da Colônia, que celebra a herança gastronômica dos imigrantes com pratos típicos e produtos coloniais da agricultura familiar, e a Nova Oktoberfest, com muita cultura, chope, música, dança e gastronomia germânica. O ano de celebrações na cidade encerra com a Magia do Natal, um evento que transforma a cidade com decoração, desfiles e apresentações, estimulando o lado lúdico dessa data.
Como chegar:
Se Nova Petrópolis encanta pela sua atmosfera de hospitalidade e belezas naturais, as estradas que levam ao município também são um espetáculo aos olhos. Para chegar à cidade, os acessos são facilitados, com paisagens dignas de cartão postal. Para quem parte de Gramado, o acesso é pela ERS-235. Já de Porto Alegre, o caminho é a BR-116, sentido Serra Gaúcha, passando por São Leopoldo e Picada Café. A BR-116 também é caminho de quem vem de Caxias do Sul, dessa vez, pelo sentido sul, com conexão pela Rota Romântica. Um trajeto histórico e turístico é reservado para os visitantes que escolhem a Estrada da Imigração como trajeto, partindo de Linha Nova.
Com boa infraestrutura hoteleira, ruas floridas e clima acolhedor, Nova Petrópolis é perfeita para viagens em família, casais ou pequenos grupos. A cidade proporciona experiências únicas, misturando o melhor da cultura europeia com o calor humano da hospitalidade gaúcha.
O 52º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, e com apoio da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV). Conta com patrocínio master de Dakota - ser linda é ser feliz, Sicredi Pioneira; patrocínio de Supermercados Andreazza, Randoncorp, Banrisul, Suibom, Gula Alimentos, CORSAN - Nossa natureza movimenta o Rio Grande, DGT Monitoramento, Cervejaria Edelbrau e Cervejaria Traum; além de apoio de Parque Aldeia do Imigrante, RBT Internet, Digi Sonorizações, Eletrosom, Cristal Malhas e ExpoNovaTech.
SERVIÇO
O quê: 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Quando: de 17 de julho a 3 de agosto
Onde: Rua Coberta de Nova Petrópolis
Quanto: entrada franca




